Saúde bucal para crianças: como ensinar seu filho a cuidar dos dentes?

Para ter um sorriso bonito e saudável, os cuidados precisam começar cedo. Confira nossas principais dicas de saúde bucal para crianças!
Saúde bucal para crianças: como ensinar seu filho a cuidar dos dentes?

A saúde bucal é um cuidado permanente, que deve começar ainda quando criança. Ensinar seus filhos a cuidar dos dentes e gengiva é essencial desde os primeiros anos de vida. 

Os cuidados devem começar quando os pequenos ainda são bebês, mesmo antes do primeiro dente nascer.

Remover o excesso de leite após a amamentação com um paninho ou dedeira específicos para esse fim é o primeiro passo para cuidar da saúde bucal das crianças.

Como cuidar a saúde bucal das crianças?

Quando o primeiro dente aparece, já é hora de iniciar a escovação e os cuidados mais intensos.

A Dra. Rochelly, odontopediatra da Odonto RR, explica quais são os cuidados que devemos ter com a saúde bucal das crianças:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Odonto RR (@clinica_odontorr) em

Enquanto são pequenos, os pais devem realizar a higiene dos filhos, tornando o momento divertido, para que as crianças não criem resistência à hora da escovação.

Conforme crescem um pouco e ganham autonomia, os pequenos já podem realizar essa tarefa, com a supervisão de um adulto. 

Alguns cuidados são fundamentais para manter a saúde bucal das crianças sempre em dia. Veja nossas dicas:

Se alimentar bem

Os alimentos interferem diretamente na saúde do nosso corpo, inclusive na saúde bucal. As crianças estão em fase de formação e crescimento dos dentes.

Por isso, é ainda mais importante alimentar-se bem, evitando alimentos doces e ricos em carboidratos, pois eles podem alterar a cor dos dentes e causar cáries.


Escovar os dentes e passar fio dental

Essa dica vale para a vida toda, mas deve começar nessa fase. A escovação precisa ser feita pelo menos três vezes ao dia e sempre após as refeições, a fim de eliminar qualquer resíduo de alimento.

A escovação deve ser feita com uma escova de dentes com cabeça pequena e cerdas macias e a pasta de dentes precisa conter flúor para uma limpeza mais profunda.

O uso do fio dental, pelo menos uma vez por dia, deve iniciar com a ajuda dos pais e a orientação para não machucar a gengiva.

Mesmo onde há ausência de dentes (por ainda não terem nascido ou por estarem em fase de substituição do dente de leite pelo permanente) o fio deve ser passado nas laterais do dente da gengiva até a base.

Assim, é possível eliminar placas e restos de alimentos que possam ter ficado no local.

Tomar água

A água, além de ser uma bebida que faz bem para todo o corpo, ajuda a reduzir o pH ácido da boca, fortalecendo os dentes. Beber água contribui para a eliminação de detritos, açúcares e ácidos da boca.

O hábito de ingerir água desde crianças, torna os dentes muito mais resistentes às cáries para o resto da vida.

E você, cuida da saúde bucal do seu filho? Além desses cuidados, lembre-se de levar seu filho ao odontopediatra pelo menos uma vez ao ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.