Problemas gástricos podem causar desgaste nos dentes

Problemas gástricos podem causar desgaste nos dentes. Saiba quais são os principais problemas e como evitá-los para manter a saúde bucal em dia.
Problemas gástricos podem causar desgaste nos dentes

A boca é uma das partes mais importantes do nosso corpo. Por ser a porta de entrada para o corpo, ela pode evidenciar diversas doenças ou problemas no organismo.

Como está diretamente ligada ao sistema digestivo, quando apresentamos algum problema gástrico, a boca pode ser afetada diretamente.

O mau hálito, a sensação de dentes moles, sangramento das gengivas e desgaste nos dentes podem ser sinais de alerta.

Principais problemas gástricos que afetam os dentes

As enfermidades como gastrite, refluxo, acidez estomacal e azia são os principais problemas gástricos que causam desgaste nos dentes.

Problemas gástricos podem causar desgaste nos dentes

Todas essas doenças são causadas por excesso ou má condução dos ácidos produzidos pelo estômago, que sobrem pelo tubo digestivo até chegar à boca.

Quando entram em contato com os dentes, provocam erosão do esmalte. Isso causa o desgaste nos dentes, rachaduras, hipersensibilidade, placa dentária, mau hálito e, até mesmo, perda dos dentes.

Se você perceber qualquer alteração como as citadas acima, saburra lingual ou sangramento nas gengivas, fique atento. Seu corpo está dando sinais de alerta.

Procure um médico para diagnosticar o problema e apontar a solução.

Como evitar o desgaste nos dentes

Para evitar que seus dentes fiquem escuros e desgastados, é preciso tomar alguns cuidados básicos de higiene bucal.

• Evite comer rápido e ingerir muito líquido enquanto come. Essas atitudes podem agravar seu quadro.
  • Opte por alimentos que fortalecem os dentes como leite e derivados, laranja, maçã, entre outros.
  • Se você já sofre com acidez estomacal ou outro problema que citamos aqui, evite consumir alimentos ácidos – pelo menos até que sua saúde esteja melhor.
  • Mantenha a higiene bucal em dia, utilizando pasta, escova de dente e fio dental sempre após as refeições.
  • Visite o dentista para realizar uma revisão e tratar o que for necessário.

Com essas atitudes, sua boca ficará muito mais saudável e você irá sentir a diferença no corpo todo.