Periodontia: a importância de cuidar da gengiva para evitar a perda de dentes

A periodontia é a área odontológica que cuida da gengiva e dos ossos que sustentam os dentes. Ela trata doenças que prejudicam a saúde bucal.
Saúde bucal para crianças: como ensinar seu filho a cuidar dos dentes?

A gengiva é o tecido que reveste os dentes e dá sustentação a eles. Muitas vezes, essa região é negligenciada na hora de realizar a higiene bucal, o que pode causar uma periodontite.

Por isso, a periodontia é fundamental para garantir uma saúde bucal perfeita.

Não é só a falta de cuidados que pode causar problemas, entretanto. Alguns hábitos podem contribuir para uma inflamação ou até a perda dos dentes em casos mais graves.

A periodontia é a especialidade que trata das doenças da gengiva e ajuda a resolver esses males.

Para o que serve a periodontia?

Algumas das doenças tratadas por essa especialidade são a gengivite, a periodontite e a doença periodontal.

A periodontia também está presentes em implantes, reconstruções ósseas, enxertos de gengivas e outros procedimentos.

Periodontia: a importância de cuidar da gengiva para evitar a perda de dentes

A periodontite

A periodontite é a principal complicação tratada pela periodontia. Acontece quando a inflamação da gengiva passa do primeiro estágio, a gengivite.

A gengivite caracteriza-se pelo acúmulo de placa na região entre os dentes e a gengiva.

Quando essa inflamação não é tratada logo que surge, evolui para uma periodontite e, se não tratada, pode se estender para os tecidos de suporte dos dentes, podendo ocasionar a perda dos mesmo.

Há diversas causas para a periodontite. As mais comuns são a má higiene bucal, o fumo, a baixa imunidade, a tensão e os hábitos alimentares não saudáveis.

Os primeiros sintomas são o sangramento ao escovar os dentes e usar fio dental, mau hálito, aftas, tártaro e vermelhidão na gengiva.

Os tipos de periodontite

Há, basicamente, cinco tipos de periodontite.

A periodontite crônica é a mais comum, afetando adultos que não mantém uma boa higiene bucal e pode causar a perda do osso que sustentam os dentes.

Outro tipo muito comum é a periodontite juvenil, que tem causas genéticas e hereditárias e costuma surgir no início da adolescência.

Um tipo raro, mas bastante violento é a periodontite agressiva, que acomete pessoas mais jovens, causando bolsas periodontais em decorrência de bactérias virulentas.

A periodontite ulcerativa necrosante também é rara e muito grave, evoluindo com rapidez comprometendo o osso e o ligamento alveolar, em virtude de bactérias virulentas em pessoas que ingerem muito álcool, fumantes e portadores do vírus HIV.

Por fim, a periodontite apical aguda é a resultante de traumas, como pancadas e outros acidentes, que pode afetar o osso alveolar.

Quais são os tratamentos mais adequados

A prevenção é o melhor tratamento para a periodontite. Cuidar da higiene bucal e visitar regularmente seu dentista contribuem para evitar o aparecimento da doença.

Porém, para os casos inevitáveis, como os genéticos ou quando a doença já está em estágio avançado, é possível realizar raspagem, limpeza no consultório odontológico ou cirurgia, de acordo com a necessidade.

Os procedimentos cirúrgicos consistem na redução da bolsa periodontal, enxerto de tecido e osso, aumento de coroa, entre outros.

O tratamento ideal para cada caso deve ser indicado por um cirurgião dentista capacitado.

As consequências de não fazer os tratamentos para periodontite

Aos primeiros sinais da doença, você deve procurar seu dentista imediatamente.

A periodontite pode evoluir com muita rapidez, causando mau hálito, pus, tártaro, mobilidade dos dentes e até a perda dos mesmos.

Para evitar a periodontite

A única maneira de evitar a periodontite é caprichar na higiene bucal. Escovar bem os dentes e usar o fio dental são ações essenciais para garantir a saúde da sua boca.

Veja outras dicas do Dr. Günther para cuidar da sua gengiva:

Qual foi a última vez que você consultou o seu dentista?

Agende agora mesmo sua consulta na Odonto RR e fique em dia com os cuidados dos dentes e da gengiva.