Odontologia Digital: o que essa inovação trouxe para os tratamentos ortodônticos

A tecnologia está trazendo muitas inovações para as áreas da saúde, iniciando uma nova era para os tratamentos ortodônticos e estéticos: a odontologia digital.
Odontologia Digital: o que essa inovação trouxe para os tratamentos ortodônticos

A tecnologia está a cada diz mais presente em toda a nossa vida, diminuindo custos, reduzindo o tempo que precisamos dedicar à uma atividade e trazendo precisão para as ações.

Muito se fala sobre o quanto a tecnologia está ajudando a medicina e seus pacientes através de exames de imagem, microcirurgia e muito mais.

Este avanço tecnológico está em toda a parte, inclusive na odontologia.

Se antigamente os tratamentos eram dolorosos e imprecisos, hoje a tecnologia nos trouxe a odontologia digital, que permite até visualizar o resultado do tratamento com precisão antes mesmo de ele começar. 

Outros avanços foram feitos para melhorar ainda mais a vida de dentistas e pacientes e tornar os tratamentos odontológicos ainda mais amigáveis.

Os tratamentos, que antigamente prejudicavam a estética, causando dor e desconforto e ainda levavam muito tempo para agir, hoje foram substituídos por soluções mais modernas, como alinhadores invisíveis, lentes de contato dental e outras técnicas da odontologia digital. 


3 grandes inovações que a odontologia digital trouxe para os tratamentos

Dentre os diversos avanços que surgiram nos últimos anos, destacamos, especialmente três: o escaneamento 3D, o planejamento digital e a impressão 3D.

Unindo essas três técnicas, os dentistas podem proporcionar aos pacientes muito mais precisão e agilidade nos tratamentos.

Assim, realizar um procedimento odontológico – seja ele estético ou funcional – deixa de ser um sacrifício e torna-se parte da rotina como a realização de qualquer outro procedimento da área da saúde.

Conheça três grandes inovações tecnológicas na odontologia e entenda por que o seu tratamento pode ser muito mais eficaz agora.

Odontologia Digital: mais praticidade e precisão para o paciente

Escaneamento 3D

A primeira técnica que vamos explicar é simples e está diretamente ligada com as demais.

O escaneamento 3D funciona da seguinte maneira: o dentista utiliza scanner 3D e câmeras de foto e vídeo para capturar diversas imagens da boca do paciente e reproduzi-las no computador.

Com a ajuda de um software, essas imagens unem-se resultando no sorriso digital do paciente. Então, é possível avaliar as condições através do computador.

O uso do scanner 3D permite que sejam dispensadas as antigas moldeiras, que eram colocadas na boca do paciente para reproduzir sua arcada.

Essas moldeiras eram incômodas, causando náuseas em alguns pacientes e sendo imprecisas em algumas vezes.

Com o escaneamento 3D, também fica mais fácil mostrar ao paciente como está a sua saúde bucal e, a partir daí, planejar o tratamento mais adequado.

Confira no vídeo abaixo como funciona um scanner 3D:

Planejamento digital

Com o sorriso do paciente digitalizado, o dentista pode partir para a etapa do planejamento. Observando questões estéticas e funcionais, o profissional avalia as necessidades do paciente para indicar qual o melhor tratamento para cada caso. 

Na Odonto RR, chamamos a etapa de planejamento digital de Design de Sorrisos, que envolve muito mais do que oferecer uma simples solução a um problema aparente, mas sim, realizar os procedimentos necessários para que o paciente conclua seu tratamento com um novo sorriso, muito mais alinhado e saudável.

A tecnologia também proporcionou uma vantagem considerável aos pacientes.

O planejamento digital permite visualizar como o sorriso vai ficar após o tratamento, mesmo antes de iniciar os procedimentos. A imagem mostrada oferece altíssima precisão, sendo fiel à imagem real.

Dessa forma, dentista e paciente podem alinhar as expectativas e ajustar o tratamento de acordo com as necessidades para que, ao final do tratamento, o paciente saia satisfeito e seguro de que está exatamente como a imagem que viu antes do início dos procedimentos.

No vídeo abaixo, o Dr. Gunther nos mostra como funciona o Design de Sorrisos:

Impressão 3D

Depois de todas as análises feitas, o planejamento do tratamento estruturado e acordado com o paciente, o dentista pode passar para o início do tratamento.

Nesta etapa, a impressão 3D é uma importante aliada para a precisão do tratamento e do resultado. A tecnologia permite a criação de itens exclusivos e altamente personalizados para cada paciente, como alinhadores invisíveis, lentes de contato dental, próteses e implantes.

As impressoras 3D são extremamente precisas, por isso conseguem proporcionar mais efetividade nos tratamentos planejados e oferecer confiança ao paciente que está iniciando um tratamento.

Além disso, a tecnologia deve reduzir os custos de fabricação de materiais odontológicos e aumentar a durabilidade e qualidade destes produtos. 

O resultado são melhores tratamentos, realizados em menos tempo e com menor custo em relação às técnicas mais antigas.

Quer conhecer tudo que a tecnologia pode oferecer para proporcionar um novo sorriso à você? Agende agora mesmo uma consulta na Odonto RR e conheça nossas soluções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *