Lentes de Contato Dental: uma alternativa para corrigir imperfeições em pouco tempo

As lentes de contato dental se tornaram uma alternativa para quem deseja um sorriso perfeito em menor tempo e com maior precisão.
Lentes de Contato Dental: uma alternativa para o sorriso perfeito e preciso

As lentes de contato dental começaram a ganhar o sorriso dos famosos há alguns anos.

E hoje, se tornaram uma alternativa para quem deseja corrigir pequenas imperfeições e ter um sorriso bonito de maneira precisa e em tempo recorde.

Há alguns anos, se você precisasse eliminar manchas nos dentes ou pequenas lasquinhas, provavelmente a solução seria uma leve raspagem ou clareamento no dente danificado.

Se quisesse corrigir espaçamentos ou dentes mais altos do que outros, é possível que os aparelhos tradicionais fossem indicados.

A chegada das lentes de contato dental à oferta de tratamentos estéticos ajudou as pessoas que buscavam pela solução de pequenas imperfeições em pouco tempo.

Assista no vídeo abaixo o Dr. Gunther, da Odonto RR, explicando as lentes de contato dental:

 

Elas são finas lâminas que recobrem os dentes do paciente e são produzidas de acordo com as características de cada pessoa.

Ou seja, se você optar por colocar lentes de contato nos dentes, cada uma será fabricada de acordo com o que fica melhor para o seu rosto e para o seu sorriso.

Para isso, a técnica moderna utiliza scanner 3D, softwares e toda a precisão que a tecnologia proporciona.

O que são as lentes de contato dental?

As lentes de contato são um tratamento estético e ortodôntico para corrigir pequenas imperfeições, como manchas e lascas, nos dentes do paciente.

Elas são produzidas de maneira personalizada em diversos materiais, o mais comum é a porcelana (cerâmica).

Lentes de Contato Dental: uma alternativa para corrigir imperfeições em pouco tempo

O primeiro passo para desenvolver as lentes de contato é o escaneamento dos dentes do paciente.

Utilizando um scanner 3D, o cirurgião-dentista faz um molde digital e utiliza softwares específicos da área para manipular os dentes do paciente e encontrar o melhor posicionamento para eles.

O paciente não precisa de moldeiras e vê o resultado quase de maneira imediata. Assim que o planejamento do tratamento estiver de acordo, o profissional imprime as lentes de contato dental com uma impressora 3D no material próprio para o procedimento e começa o processo de colocação das lentes.

As maiores vantagens desse tratamento são a precisão com que as lentes são fabricadas, a praticidade com que elas aderem aos dentes, a durabilidade do material e a realização estética que proporcionam.

Qual é a diferença entre facetas e lentes de contato dental?

No primeiro contato com o tratamento, pode até parecer que as facetas para os dentes e as lentes de contato dental são sinônimos. Mas há uma diferença clara entre elas: o desgaste necessário para sua colocação.

No vídeo abaixo, o Dr. Fernando falou um pouco sobre as facetas produzidas na Odonto RR:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Odonto RR (@clinica_odontorr) em


As lentes de contato dental são lâminas muito finas, tendo cerca de 0,3 mm de espessura, permitindo que o dente do paciente sofra um desgaste muito menor. Enquanto isso, as facetas têm uma espessura mais grossa, exigindo um desgaste maior.

Hoje, a odontologia evita o desgaste dos dentes por questões de saúde bucal. Porém, podem existir casos em que as facetas são mais indicadas do que as lentes de contato. Esses casos podem se referir, por exemplo, a dentes muito escuros.

Como as lentes de contato são muito finas, não conseguiriam esconder uma mancha muito profunda. Tudo isso, entretanto, precisa ser diagnosticado com o dentista.

Como é a colocação de lentes de contato dental?

Antes de chegar na etapa de fabricação e aplicação das lentes de contato, o paciente precisa passar pelo planejamento do tratamento. Para isso, aplicamos a técnica do Digital Smile Design, conhecido como Design do Sorriso.

Realizamos um ensaio fotográfico e escaneamento 3D dos dentes do paciente, utilizando o material para uma avaliação completa da estética da face, dos dentes e do próprio sorriso do paciente.

Lentes de Contato Dental: uma alternativa para corrigir imperfeições em pouco tempo

Com esse mesmo material, fazemos uma avaliação funcional da arcada dentária, conseguindo diagnosticar qualquer impedindo para as lentes e planejando o melhor sorriso como resultado.

Caso seja detectado que o paciente precisa passar por outros tratamentos antes da aplicação das lentes, como periodontia, por exemplo, fazemos o encaminhamento para essa especialidade antes de continuar o planejamento.

Caso não haja impedimentos, apresentamos o planejamento e o futuro sorriso para o paciente, a fim de que ele entenda o procedimento e como será o resultado.

Nessa etapa, promovemos o test drive do sorriso, imprimindo lentes de contato provisórias e permitindo que os pacientes tirem fotos e gravem vídeos com as lentes para decidir se estão de acordo com o planejamento ou não.

A aplicação das lentes de contato depende de alguns passos:

  • Primeiro, promovemos um leve desgaste prévio nos dentes. Isso permite que as lentes se encaixem naturalmente sobre os dentes e para que não atrapalhe a mordida e mastigação.
  • Em seguida, fazemos a cimentação com material próprio e colamos cada uma das lentes de maneira individual sobre os dentes do paciente.

O resultado disso é um sorriso novo, mais harmonioso e bonito em tempo recorde. O procedimento traz um conforto maior para a mastigação e tem bastante durabilidade, podendo chegar a 20 anos de duração.

Quais são os principais cuidados após da aplicação?

Por ser um procedimento que envolve os dentes, é bastante provável que se imagine que haja muitos cuidados posteriores à aplicação, especialmente quanto à alimentação.

Confira no vídeo abaixo as dicas do Dr. Gunther para manter os dentes brancos, sejam eles naturais ou com lentes de contato dental:

Porém, os cuidados a se tomar depois de colocar as lentes de contato dental são iguais aos de quem tem dentes naturais.

O paciente poderá mastigar e morder normalmente, beber vinho e café e comer alimentos mais rígidos, como amendoim.

Mas, assim como é recomendado para pacientes com dentes naturais, é recomendada moderação no consumo desses alimentos e bebidas.

Para entender melhor como acontece o processo de aplicação das lentes, marque sua consulta na Odonto RR.

Temos as melhores técnicas existentes no mercado e entregamos o seu novo sorriso com lentes de contato dental de maneira rápida e precisa.

1 comentário em “Lentes de Contato Dental: uma alternativa para corrigir imperfeições em pouco tempo”

  1. Pingback: Quanto custa colocar lentes de contato? E usar alinhadores invisíveis?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.