Invisalign: conheça os alinhadores transparentes removíveis, indolores e confortáveis

Conheça o Invisalign, os alinhadores transparentes nº 1 do mercado que estão revolucionando as clínicas dentárias e os tratamentos ortodônticos estéticos.
Invisalign conheça os alinhadores transparentes que estão revolucionando os tratamentos ortodônticos estéticos

Quando os pacientes procuram uma clínica de odontologia para alinhar o sorriso, é papel do profissional mostrar as melhores técnicas e as tecnologias mais avançadas para o paciente conquistar o tão sonhado sorriso perfeito.

Por isso, a Odonto RR oferece o tratamento com Invisalign aos pacientes, que estão cada vez mais adeptos na nova tecnologia.

Conheça a novidade e saiba porque ela é uma ótima opção para alinhar seu sorriso.

O que é o Invisalign

O Invisalign é um conjunto de alinhadores transparentes removíveis que serve para alinhar o sorriso sem modificar a estética do paciente. Confira este artigo para detalhes sobre o passo a passo do tratamento.

Criado em 1997 como substituto dos posicionadores de borracha, os alinhadores são produzidos com material SmartTrack, um polímero de alta performance.

O material é forte e proporciona melhor adaptação e mais conforto aos pacientes, além de melhorar o controle dos movimentos dentários.

Os alinhadores transparentes se popularizaram nos anos 2000 por proporcionarem mais conforto e discrição, além de concluir o tratamento mais rápido em relação aos aparelhos convencionais.

Mais de 6 milhões de pacientes já conquistaram seu novo sorriso com o Invisalign no mundo e esse número não para de crescer.

O Invisalign é produzido por meio de impressão 3D e projetado exclusivamente para o formato da boca e dos dentes do paciente.

Eles atuam promovendo a movimentação dos dentes gradualmente, como outros tratamentos ortodônticos, mas com uma precisão muito maior.

 

Como funciona

O tratamento com o Invisalign é feito a partir de um planejamento inicial.

O ortodontista utiliza o scanner iTero, um scanner 3D, para criar uma imagem digital da sua arcada dentária e, a partir dela, fazer uma projeção do resultado final. Para mais detalhes sobre o iTero, leia este artigo.

O iTero é capaz de tirar seis mil fotos digitais por segundo, criando uma imagem tridimensional da arcada dentária do paciente.

A facilidade dessa tecnologia é que ele dispensa os moldes físicos que eram utilizados anteriormente.

O resultado é menos sujeira, mais agilidade e menos incômodo para o paciente. Com as imagens interativas e de alta resolução produzidas pelo iTero, é possível simular o novo sorriso do paciente.

O planejamento inicial, então, é feito com a técnica do Design de Sorriso (Digital Smile Design – DSD). Essa técnica permite planejar o tratamento do paciente através de um viés estético e anatômico.

Usando um software, o sorriso do paciente é simulado e manipulado para que o profissional encontre o tratamento mais indicado e mais rápido.

Com o DSD, também, é possível ver como vai ficar o seu sorriso ao final do tratamento, além de planejar todas as etapas com precisão.

Em posse do planejamento do tratamento do paciente, são produzidos de 3 a 4 conjuntos de alinhadores Invisalign sob medida para o paciente.

Esses conjuntos de alinhadores preveem o avanço do tratamento e devem ser utilizados em sequência de acordo com as orientações do dentista.

 

Dia a dia com Invisalign

Como são alinhadores transparentes removíveis, é imprescindível que o paciente não esqueça de usá-los.

O ideal é que o Invisalign apenas seja retirado para alimentação, totalizando, no mínimo, 22 horas por dia com os alinhadores nos dentes. Só assim, o tratamento funcionará como planejado.

Cada conjunto de alinhadores é usado por cerca de 10 dias, de acordo com cada caso. E cada tratamento dura o tempo necessário para que os objetivos sejam atingidos.

A cada 6 ou 8 semanas, o paciente deve retornar ao consultório do dentista para realizar uma revisão do seu Invisalign.

Nas consultas, o dentista realiza o monitoramento da movimentação da arcada dentária e, caso seja necessário, são produzidos novos conjuntos de alinhadores para dar sequência ao tratamento.

Confira os detalhes sobre o processo neste artigo.

Invisalign X aparelhos tradicionais

As diferenças entre o tratamento com Invisalign e com outros aparelhos são enormes.

Invisalign conheça os alinhadores transparentes que estão revolucionando os tratamentos ortodônticos estéticosComeçando pela aparência, o Invisalign é transparente enquanto os demais aparelhos são produzidos com plástico comum ou bráquetes e fios de metal.

Os bráquetes dos aparelhos fixos são de difícil adaptação e podem machucar os lábios, língua e gengivas, enquanto o Invisalign não machuca a boca.

O Invisalign se adapta melhor à boca, pois é produzido em SmartTrack, um material com camada única de 0.030 polegadas.

No quesito higiene, os alinhadores também larga em vantagem.

Por ser removível, é mais fácil manter a higiene bucal e a limpeza dos seus alinhadores, além de evitar o acúmulo de resíduos de alimentos junto aos componentes dos aparelhos tradicionais.

A principal comparação do Invisalign é feita com aparelhos de porcelana, escolhidos por adultos que não queiram passar pela experiência de usar um aparelho aparente.

Pensando nessa comparação, reunimos as principais características dos aparelhos invisíveis e dos aparelhos de porcelana neste artigo.

Outra diferença significativa entre o Invisalign e outros aparelhos ortodônticos é o tempo de tratamento. Os alinhadores invisíveis tendem a ser 50% mais rápidos justamente por seu planejamento tecnológico.

Sabendo exatamente o movimento que os dentes do paciente precisam fazer, é muito mais fácil planejar um tratamento mais rápido.

Para saber de todos os detalhes sobre o Invisalign X tratamentos tradicionais, consulte o seu dentista.

Como limpar os alinhadores

Uma das maiores dúvidas dos pacientes é justamente sobre como limpar o Invisalign e quais são as restrições para seu uso.

Em resumo, a limpeza é bastante simples e você pode conferir todos os detalhes do processo aqui.

Como o Invisalign é um aparelho removível, os alinhadores devem ser retirados na boca na hora de comer. Antes de recolocá-los, você deve escovar os dentes e higienizar o aparelho.

Além disso, os cuidados com o Invisalign envolvem guardá-lo sempre na caixinha de transporte para evitar perda e quebra, não fumar durante o tratamento para não deixá-lo amarelado e lavar os alinhadores com água morna ou cristais de limpeza especiais.

Dessa maneira, o seu tratamento vai acontecer como planejado. Confira no vídeo abaixo os principais cuidados na hora de limpar o seu Invisalign:

 

Para quem é indicado o Invisalign

O tratamento com os alinhadores transparentes é indicado para qualquer pessoa que deseja alinhar seus dentes sem comprometer a estética.

Ele é ideal para quem busca um tratamento ortodôntico mais rápido e sem fixar nada nos dentes.

O tratamento pode ser feito em adultos e adolescentes, sem alterar em praticamente nada a estética e a rotina do paciente.

Essa é a escolha certa para quem quer conquistar um novo sorriso sem dor e sem sujeira e incômodos na hora de obter o molde dos seus dentes para a confecção dos alinhadores.

Para pais de crianças e adolescentes, o Invisalign possui um indicador azul que permite verificar se o jovem está utilizando os alinhadores pelo tempo correto.

E apesar dos vários mitos que envolvem o tratamento com Invisalign, ele não é apenas um aparelho para quem precisa alinhar os dentes.

Os alinhadores são indicados para diversos tipos de tratamento ortodônticos, desde os mais graves até os menos complexos.

Eles podem ser utilizados para tratar sobremordida, prognatismo, mordida cruzada, diastema, mordida aberta, dentes apinhados e o simples alinhamento estético.

Para entender melhor a abrangência de tratamentos do Invisalign, consulte este artigo.

O essencial é que, na hora de realizar um tratamento com o Invisalign, o paciente conte com profissionais de confiança e uma clínica que ofereça o que há de melhor no mercado.

Portanto, trouxemos o depoimento de uma paciente da Odonto RR. No vídeo, ela fala sobre o tratamento em si e sobre a clínica:

 

Desmistificando o Invisalign

Mesmo já tendo modificado 5 milhões de sorrisos ao redor do mundo, ainda existem diversos mitos sobre o Invisalign.

Pela própria forma dos alinhadores, e pelo nome, é comum se acreditar que eles apenas funcionam em tratamentos que visam o alinhamento, mas existem diversos problemas ortodônticos que os alinhadores resolvem.

Mais um mito é acreditar que eles são menos higiênicos e mais frágeis do que os aparelhos tradicionais, mas isso também é um mito.

O Invisalign pode ser tão, ou mais, higiênico do que um aparelho tradicional por não fixar nada nos dentes do paciente.

E é importante ressaltar, também, que seu material exclusivo, o SmartTrack, o torna extremamente resistente.

Para ajudar você na decisão, elencamos os principais neste artigo.

 

Dúvidas comuns sobre o Invisalign

Reunimos algumas perguntas e respostas sobre o Invisalign. Confira:

Quanto tempo dura o tratamento?

O tempo de tratamento varia para cada paciente. O tempo médio é de 12 a 18 meses, mas os resultados já podem ser observados em algumas semanas.

Preciso realizar manutenção no meu dentista?

Quando você está realizando o tratamento com os alinhadores transparentes, é fundamental que consulte seu dentista regularmente.

Habitualmente indica-se a consulta a cada quatro ou seis semanas, de acordo com o seu caso e com sua evolução.

É utilizado o mesmo alinhador do início ao fim do tratamento?

Não! A cada visita ao dentista você deve sair com um novo conjunto de alinhadores. A troca será feita a cada uma ou duas semanas (de acordo com a orientação do dentista).

Assim, seu sorriso será alinhado gradativamente até o final do tratamento.

Quanto custa o tratamento?

Em geral, o tratamento com Invisalign tem o custo semelhante ao aparelho fixo convencional. Porém, o resultado é muito mais rápido. 

O custo exato do tratamento só poderá ser informado pelo seu dentista após avaliação da complexidade do seu caso. Só depois dessa avaliação, se analisará quantos alinhadores você irá precisar.

Quantas horas por dia devo usar os alinhadores?

Você deve usar durante o maior tempo possível. Quanto mais tempo, mais rápido será seu tratamento. Recomendamos que você retire seus alinhadores somente na hora de comer.

O ideal é permanecer com eles durante a noite, no banho, na prática de exercícios físicos e demais atividades do seu dia a dia. Assim, você deve ficar entre 20 e 22h por dia com os alinhadores na boca.

O que acontece quando acaba o tratamento?

Ao final do alinhamento dentário, o dentista colocará uma contenção nos seus dentes para que eles permaneçam no local correto. As contenções são discretas e não machucam a boca.

Agora que você já conhece todas as vantagens do Invisalign, que tal agendar uma consulta e começar o seu tratamento para conquistar um sorriso perfeito? A Odonto RR espera você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.