Facetas de resina ou porcelana: qual é a melhor para o seu sorriso?

As facetas são excelentes aliadas para corrigir imperfeições ou acidentes e ao optar por elas você precisa escolher entre facetas de resina ou porcelana.
Facetas de resina ou cerâmica: qual é a melhor alternativa para o seu sorriso?

Quando você decide melhorar o seu sorriso, há diversas opções para recorrer.

As facetas são excelentes aliadas para corrigir pequenas imperfeições ou acidentes, como um dente com uma pequena lasca ou um espaçamento pequeno entre dois dentes.

Ao optar pelas facetas, você pode utilizar as de resina ou porcelana. Para ajudar nesse processo, vamos explicar as características de cada uma e trazer todas as informações que você precisa saber antes de começar seu tratamento.

Facetas de resina

A resina é um material comumente utilizado em restaurações dentárias, devido ao seu custo acessível e boa durabilidade.

Porém, mesmo tendo essa boa durabilidade, as facetas de resina podem sofrer alterações de cor, de acordo com os hábitos do paciente.

Quando colocadas, as facetas ficam idênticas aos dentes naturais em cor e brilho, mas podem perder esse aspecto ao longo tempo devido ao atrito da escova de dentes e à ação química de determinados alimentos.

Facetas de porcelana

A porcelana é um material com qualidade superior à resina. Por isso, essas facetas costumam durar mais tempo. Seu uso é muito comum em restaurações e prótese sobre implante.

Por ser mais durável, também tem um custo um pouco mais alto em relação às facetas de resina.

Esse custo, porém, deve ser avaliado com atenção, pois a porcelana pode durar até 15 anos, contra cerca de dois anos, em média, da resina.


Qual a melhor opção?

Na hora de escolher entre facetas de resina ou de porcelana, consulte um dentista especializado. Só ele poderá indicar a melhor para o seu caso.

As facetas em resina são mais indicadas para fechar pequenos espaços entre os dentes, por exemplo.

Enquanto as facetas em porcelana servem para recuperar leves desgastes e harmonizar a cor dos dentes, entre outras indicações. Por isso, somente um profissional é capaz de avaliar qual a sua necessidade e optar pela melhor faceta.

O Dr. Fernando, especialista em facetas na Odonto RR, trouxe algumas características desse tratamento no Instagram da clínica. Confira:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Odonto RR (@clinica_odontorr) em

Como funcionam as facetas dentárias?

As facetas são finas lâminas que são produzidas no formato ideal dos dentes e servem para corrigir pequenas imperfeições ou melhorar a estética do sorriso.

Elas são planejadas e confeccionadas de maneira exclusiva para cada paciente.

Na hora de aplicá-las, o dentista pode realizar um pequeno desgaste no dente para que a faceta se encaixe perfeitamente e não fique em evidência.

Para garantir maior durabilidade às facetas, mantenha a higiene bucal em dia e visite o dentista, pelo menos, a cada seis meses.

Na consulta, o profissional é capaz de avaliar se há necessidade de realizar uma limpeza especial ou até mesmo a substituição da faceta.

Quer entender melhor como as facetas de resina ou porcelana podem melhorar seu sorriso? Agende uma consulta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.