Apesar do nome complicado, a articulação temporomandibular (ATM) é bem simples. Ela é a articulação que une o maxilar ao nosso crânio.
Quando há algo que não funciona perfeitamente nessa articulação, considera-se que há uma disfunção da articulação temporomandibular (DTM).
A ATM é responsável por movimentar a mandíbula e quando esse movimento não acontece de forma plena, é constatada a DTM.
Essa disfunção é mais comum em mulheres entre 20 e 40 anos, mas pode acometer qualquer pessoa. Neste artigo, vamos falar sobre o que é a DTM, suas causas e tratamentos. Confira:
Quais os sintomas da Disfunção da Articulação Temporomandibular?
Dificuldades para falar, mastigar e morder alimentos são os primeiros sintomas percebidos por quem sofre de DTM. Alguns pacientes relatam sentir uma sensação de que sua mandíbula está saltando para fora.
Mas fique tranquilo, essa é apenas uma sensação. Isso não vai acontecer efetivamente.
A DTM pode causar dores e estalos ao abrir e fechar a boca devido ao funcionamento incorreto ou insuficiente desse conjunto de músculos, ligamentos, discos e ossos da face.

Também pode ocorrer dificuldades para abrir a boca, inchaço na lateral do rosto e zumbidos.
Esse último acontece porque os problemas causados pela DTM podem contribuir para o desenvolvimento de inflamações na articulação da face, resultando em dores no local e também no ouvido.
Causas da DTM
A disfunção da articulação temporomandibular pode resultar de diversos fatores. Dificilmente é possível apontar qual a causa exata do problema.
Ela pode ser decorrente de problemas pré-existentes, artrite na articulação local, ranger de dentes, danos nas articulações e até estresse e tensão muscular.
Também pode ser causada por distúrbios do sono, hábitos como morder os lábios ou bochechas ou mesmo a má postura.
A DTM pode acometer um dos lados da face ou ambos, causando dores e desconfortos.
A DTM tem cura?
Sim. A disfunção da articulação temporomandibular pode ser diagnosticada e tratada por um cirurgião-dentista.
Se for necessário, o profissional pode indicar um tratamento multidisciplinar com fonoaudiólogo, fisioterapeuta e psicólogo.
Não existe um exame específico para detectar a DTM. Por isso, durante a consulta, o dentista observa a região, apalpando se necessário, e verifica os movimentos da mandíbula.

Ele deve, ainda, fazer algumas perguntas a fim de compreender melhor a realidade do paciente. Por fim, poderá solicitar alguns exames, como um raio-x e uma ressonância magnética, por exemplo.
Tratamentos para Disfunção da Articulação Temporomandibular
De acordo com o diagnóstico, o dentista indicará o melhor tratamento.
Pode ser fisioterapia, uso de placas de mordida, compressas geladas para aliviar as dores, medicamentos e, em casos extremos, cirurgia.
Lembre-se: somente o dentista poderá realizar o diagnóstico de DTM.
Então, se você sente algum desconforto ou outro sintoma listado acima, agende uma consulta na Odonto RR para saber mais sobre a disfunção da articulação temporomandibular e receber uma avaliação precisa do seu caso.