Como usar corretamente o fio dental e evitar as principais doenças periodontais

Usar corretamente o fio dental é essencial para manter a saúde bucal. Porém, mais importante do que se lembrar de usar, é saber como usar.
como-usar-corretamente-o-fi

O uso do fio dental é essencial para manter a saúde bucal em dia. Mas mais essencial do que se lembrar de passar o fio dental é saber como passar o fio dental.

Então, pensando em tirar essa dúvida, nós criamos esse pequeno tutorial com dicas e direcionamentos importantes.

Dicas de como usar corretamente o fio dental

Uma dica que damos aos pacientes da Odonto RR, por exemplo, é realizar um “faxinão” nos dentes, pelo menos uma vez ao dia. O mais indicado é que isso seja feito à noite.

Assim como, o ideal é que o paciente consiga criar um hábito recorrente de higiene bucal.

Dessa maneira, o ideal é que o paciente cuide dos dentes todas as noites usando a combinação fio dental + escovação + bochecho com líquidos próprios para eliminar bactérias.

No vídeo, o Dr. Gunther dá dicas de como usar corretamente o fio dental entre os dentes posteriores, anteriores e como fazer a limpeza da gengiva livre, uma área que pode esconder resíduos.

Que problemas o fio dental evita?

Usar corretamente o fio dental como ensinamos acima ajuda a evitar diversos problemas na saúde bucal.

Evitando especialmente a gengivite e a periodontite. Ambas as afecções afetam os tecidos de suporte dos dentes, causando irritação na gengiva.

A Gengivite é o primeiro estágio da doença periodontal, sendo caracterizada por inflamação na gengiva. As causas mais comuns dessa afecção são o pouco cuidado com a higiene bucal ou uma má orientação para escovação.

Muitas vezes, a gengivite é causada pelo acúmulo de placa nos dentes e, caso essas placas não sejam removidas, a doença pode evoluir para a Periodontite.

Quando a doença periodontal se encontra em estágio avançado de inflamação, temos a periodontite. E esse tipo de afecção pode levar à perda dos dentes.

Ambas as doenças são evitáveis se o paciente cuidar da sua higiene bucal.

A união da escovação depois das refeições e do uso correto do fio dental diariamente pode evitar essas e outras afecções.

Por isso, use fio dental e visite o seu dentista. Conheça o consultório da Odonto RR e todas as técnicas inovadoras de cuidados e estética dentária que temos em mãos.