Aparelhos Ortodônticos Transparentes ou Aparelhos de Porcelana: qual é o melhor para você?

Para um tratamento dentário discreto e preciso, como escolher entre os aparelhos ortodônticos transparentes e os aparelhos de porcelana?
aparelhos-ortodonticos-transparentes (4)

Usar aparelho nos dentes sempre gera expectativa, ainda mais se já passamos da adolescência.

Nessa fase, é comum o paciente evitar o uso do aparelho sem saber que existem alternativas discretas para alinhar os dentes. Os aparelhos ortodônticos transparentes e os aparelhos de porcelana são uma realidade.

Mas como escolher entre eles? Pensando em ajudar você a fazer a melhor escolha, trouxemos uma comparação entre os aparelhos de porcelana e os alinhadores transparentes.

Aparelhos de porcelana

Os aparelhos de porcelana funcionam exatamente como os aparelhos convencionais, mas têm os bráquetes confeccionados em porcelana.

A principal vantagem desse tipo de aparelho é a discrição.

Os bráquetes têm cor clara e quase sempre se confundem com a cor natural dos dentes, deixando esse aparelho quase imperceptível.

Porém, os aparelhos de porcelana ainda são um aparelho tradicional. Um fio metálico guia o alinhamento e as famosas borrachinhas unem o fio aos bráquetes.

Aliás, contrariando o material dos bráquetes, que não amarelam, as borrachinhas escurecem com o tempo.

Aparelhos Ortodônticos Transparentes ou Aparelhos de Porcelana: qual é o melhor para você?

 

Essa opção é tão resistente quanto os aparelhos convencionais e ainda requer as tradicionais visitas mensais ao consultório do dentista.

Entre as desvantagens estão as dores e desconfortos de cada ajuste, a dificuldade de manter uma boa higiene e a restrição na alimentação, já que o paciente precisa evitar alimentos que possam deslocar os bráquetes.

Para além dos aparelhos de porcelana, o paciente pode contar ainda com uma nova opção para alinhar os dentes sem o estigma do sorriso metálico: os aparelhos ortodônticos transparentes.

Aparelhos ortodônticos transparentes

Conhecidos também como alinhadores invisíveis, eles se diferenciam por não serem fixos.

São placas inteiras feitas de material resistente moldadas de acordo com cada fase do tratamento do paciente.

O aparelho ortodôntico transparente é praticamente invisível e costuma apresentar resultados muito mais rápido do que os tratamentos tradicionais.

Uma das vantagens desse aparelho é a possibilidade de saber o resultado antes mesmo de começar o tratamento.

Isso porque os alinhadores são produzidos a partir de um modelo digital.

Aparelhos Ortodônticos Transparentes ou Aparelhos de Porcelana: qual é o melhor para você?

 

O dentista realiza o escaneamento dos dentes do paciente, criando um modelo virtual 3D das arcadas dentárias.

Por meio de um software, são planejadas as movimentações necessárias dos dentes, atendendo aos requisitos estéticos funcionais.

A partir disso, os alinhadores invisíveis são produzidos de acordo com cada etapa e o paciente pode sair do consultório com todo o seu tratamento em uma caixinha.

Outra vantagem é tirar o aparelho para fazer as refeições, não tendo restrições alimentares.

Porém, como todo tratamento, existem certos cuidados a serem tomados.

Por exemplo, é importante ter disciplina, já que o aparelho só pode ser tirado para se alimentar e realizar a higiene ou não terá o efeito esperado.

Ou seja, o paciente não pode esquecer de usar.

Para entender melhor como funciona o tratamento com aparelhos ortodônticos transparentes, acesse essa página e conheça nossos alinhadores invisíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.