Conheça os principais alimentos que causam escurecimento nos dentes

Conheça os alimentos que causam amarelamento nos dentes, um dos principais motivos de constrangimento por parte dos pacientes.
alimentos-que-causam-amarel

Uma das preocupações mais constantes que percebemos no consultório é quanto ao escurecimento dos dentes.

Esse aspecto incomoda e, muitas vezes, dependendo do nível de amarelamento, deixa nosso paciente envergonhado.

Por mais que pareça um problema de outro mundo, a verdade é que esse escurecimento é bastante comum. Grande parte da causa está nos alimentos que causam amarelamento nos dentes.

Existem dois grandes grupos alimentares responsáveis por escurecer os dentes humanos: aqueles que contém grandes quantidades de pigmento e aqueles muito ácidos, que acabam alterando o PH dentário.

Alimentos com grande quantidade de pigmento

No grupo dos alimentos com grande quantidade de pigmento estão alguns dos queridinhos da população brasileira. A lista contém café, suco de uva, beterraba, vinho tinto, refrigerantes de cola, molho de soja e ketchup.

Conheça os alimentos que causam amarelamento nos dentes

Embora pareça difícil de acreditar, o esmalte dos dentes não é uma placa sólida.

Ele é poroso e o pigmento em excesso que os alimentos acima trazem podem se alocar nesses poros. E isso causa o escurecimento dos dentes.

Uma dica simples para evitar o escurecimento por pigmento é escovar os dentes depois de qualquer refeição.

E, se você não tiver uma escova de dentes por perto, também pode fazer bochecho com água para evitar que o pigmento se aloque no esmalte dos dentes.

Alimentos ácidos

O outro grupo são os alimentos ácidos, especialmente as frutas cítricas.

A acidez concentrada nesse grupo alimentar altera o PH dos dentes, causando a desmineralização do esmalte. Isso acaba deixando-o mais poroso e facilitando a incorporação de pigmento nos dentes.

Normalmente, é a própria saliva que se encarrega de neutralizar essa ação. Então, você precisa apenas cuidar a combinação fatal entre os alimentos ácidos e aqueles com grandes quantidades de pigmento.

Conheça os alimentos que causam amarelamento nos dentes

Portanto, a menos que você queira dentes amarelados, evite beber um suco de limão e tomar um café preto em seguida!

Gostou das nossas dicas?

Então, continue acompanhando o blog da Odonto RR e não deixe de conhecer o nosso consultório e o Design de Sorrisos, uma forma inovadora de ter os dentes dos seus sonhos.